espécies

espécies

Respiração

Na base da traquéia há uma estrutura chamada siringe, com músculos vocais, responsáveis pelo canto.

Na reprodução As aves são dióicas, com fecundação interna, ovíparas e com desenvolvimento direto. A fecundação ocorre geralmente na região superior do oviduto, as glândulas da parte posterior secretam as membranas da casca quando o ovo está pronto para a postura.
O ovo já pronto, então, zigoto, protegido por invólucros, são encubados nos ninhos, pelos pais, e então ocorre seu desenvolvimento. Durante a incubação o macho ou a fêmea ou ambos, em rodízio, assentam-se no ovo para manter em uma temperatura adequada, e com certa freqüência com o bico rolam o ovo para que de certo modo o calor de seus corpos distribua uniformemente por toda a superfície desses ovos. Dentro dos ovos mais ou menos em média de duas semanas o embrião se desenvolve até torna-se uma pequena ave.
O sistema nervoso é bastante desenvolvido, principalmente as estruturas relacionadas com o equilíbrio e com a orientação espacial, como o cerebelo. O paladar e o olfato são muito pouco sensíveis, ao contrário da visão e da audição. As aves possuem, também, 12 pares de nervos cranianos.
A visão privilegiada da maioria das aves possibilita uma excelente acuidade visual, inclusive para cores em muitas espécies